quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Transição Inverno - Primavera - Astronomia




Ai meu povo,

Estamos enfim alcançando o fim do inverno, aquela estação sublime a qual já falei por aqui.
E nesse momento de transição é comum observarmos algumas mudanças perceptíves, outras sutis...
Vemos o sol saindo mais "sem-vergonha" aos poucos, primeiro acompanhado daquele friozinho chato e aquela meia dúzia de milhas de nuvens cirrocumulus, depois ele sai um pouco mais impetuoso aquecendo a superfície das nossas peles e depois lá vem ele quente, soberano, sublime...arde nos corações, trás esperança e um sorriso no rosto de quem percebe essa presença.
Vemos flores nascendo (de verdade, eu reparo) e vemos nascer também um pouco mais de esperança nos nossos corações.....
Dentre essas e outras transformações, uma das que mais me inspira e me leva além é a aparição de novas constelações em nosso céu límpido. E como me inspira, a astronomia é de fato uma ciência que me encanta de forma assombrosa. Me lembro da minha infância "querendo ser quando crescer" e brincando de ser cientista, astrônoma e astronauta, cantando "No mundo da Lua" - Balão Mágico.
Enfim, pode-se dizer que ainda sou uma adepta da astronomia...mesmo que de forma amadora.
~

Devido a mudança de estações e de latitude nessa época do ano é possível ver constelações e algumas estrelas-destaques que somente aparecem nessa época do ano (lógico). Não são as minhas "mais-preferidas" (no caso são as de verãO), mas enfim vale apena observá-las também.
Poderemos ver atipicamente, as constelações de Pegasus (Cavalo Alado), Scorpius, Oct, o Cisne e claro-sempre a Crux.

Portanto fica ai a dica de quem tiver o interesse de apreciar essas novas constelações também.
Ah claro, para vê-las não é necessário ter telescópio, mas uma boa dose de paciência e minusciosidade, para ler os mapas e de estar ligado para comparecer no local de observação correspondente e no horário certo. Ah é preciso ter um pouquinho de noções de coordenações.
Portanto segue abaixo as observações e o mapa celeste para esse mês de setembro. Estarei ligada, quem quiser me acompanhar nessa viagem ("pegar carona nessa calda de cometa, ver a via-láctea estrada tão bonita..."), voalá.


O texto a seguir foi retirado do blog: ASTRONOMICANDO (http://astronomicando.blogspot.com/)


OBSERVAÇÕES:
O mapa assinala o aspecto do céu visto ao longo deste mês, nos seguintes horários: início do mês às 21h 20min; meio do mês às 20h 40min; final do mês às 20h 00min. Junto ao círculo que delimita o mapa (e que representa o horizonte do observador) estão as direções dos quatro pontos cardeais e dos quatro colaterais, que devem estar orientados para os seus correspondentes na natureza; o centro do círculo é o Zênite, ponto do céu diretamente acima da cabeça do observador.

Os instantes fornecidos são para o fuso horário de Brasília.




Mapa com as principais constelações visíveis durante este mês

Nenhum comentário: